quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Projecto

Nos últimos anos o interesse pela flora autóctone tem crescido junto de um número cada vez maior de interessados e apaixonados pelo seu inegável valor ornamental e paisagistico.

Sementes de Portugal é, em grande parte, fruto da energia e dedicação de bloguers que, como o dias com árvores, o botanico aprendiz na terra dos espantos, florestar.net, entre tantos outros, dedicaram e dedicam uma boa parte do seu tempo a partilhar generosamente tudo o que sabem e vão descobrindo sobre a nossa flora autóctone.

Paralelamente, cada vez mais profissionais da arquitectura paisagista e entidades estão conscientes das potencialidades de muitas das nossas plantas. Em projectos de espaços verdes, as plantas autóctones, se correctamente utilizadas, contibuem para a criação de jardins menos exigentes de recursos (nomeadamente água), bem integrados no meio e que, simultanemente, sao ecossistemas de um sem número  de pequenos seres vivos que neles habitam.

Porém a sua utilização é ainda diminuta. Comparativamente com espécies de outras latitudes, a flora autóctone é ainda pouco utilizada nos nossos jardins publicos e privados. E não é por as pessoas não gostarem da nossa flora! Na maioria das vezes é simplesmente por desconhecimento!

Sementes de Portugal pretende precisamente contribuir para um maior conhecimento e utilização da nossa flora.

Na esteira de tantos divulgadores que nos ensinaram a gostar de flora autóctone, é nosso desafio prosseguir e ajudar na divulgação das espécies que, com maior potencial ornamental e paisagistico, podem ajudar  na valorização dos nossos recursos endógenos.

Por outro lado, propomo-nos disponibilizar um catálogo de sementes que, recolhidas por uma rede de colectores conhecedores da nossa flora, em locais seleccionados e com garantias de germinação, permitirão  a muitos interessados a inclusão de espécies da sua preferencia nos seu espaços verdes.


Cristina Reboleira&João Gomes

1 comentário: