domingo, 23 de março de 2014

Alfavaca-dos-montes ou Garbanzo del Diablo



A Alfavaca-dos-montes ou Erophaca baetica, comum no centro e sul do país é uma das plantas que facilmente passa despercebida no meio de florações mais vistosas, porém se dedicarmos alguma atenção quer ao seu porte quer às suas flores facilmente percebemos a sua mais valia ornamental.

Da família das leguminosas, denominada Fabaceae e que alberga inúmeros géneros desde herbáceas a árvores de grande porte, é uma planta habituada a solos secos e expostos. Além das suas flores, das primeiras a aparecer antes do inicio da primavera e que se prolongam até Maio, destacam-se as suas folhas compostas e as vagens das suas sementes, muito parecidas com as das favas o que, aliás, deve estar na origem do seu nome popular.

Fácil de germinar tem ainda a vantagem de ser uma planta vivaz. Após o Verão, em que a sua parte aérea quase desaparece, renasce miraculosamente no Outono/Inverno seguinte proporcionando um apontamento verde quando tudo o resto está no seu período de dormência. Com as condições certas - isto é desde que os solos não sejam excessivamente húmidos, ácidos ou sombrios, é quase certo que alcance uma forma arbustiva a chegar aos 60-70 centímetros de altura.

De referir por fim que esta planta tem outros sinónimos quer populares quer científicos. Alfavaca- silvestre e Astragalus  lusitanicus são sinónimos pelos quais também é conhecida.

Nota - Conforme nos refere Fernanda Nascimento no seu blogue plantas e flores do Areal (aqui) tudo indica que esta é uma planta tóxica que era evitada pelos pastores por provocar a morte dos animais. Talvez por isso em Espanha seja popularmente conhecida como Garbanzo del Diablo! Não sabendo nós os efeitos nos humanos o preferível é mesmo não arriscar e não tentar ingerir as suas sementes!

Sem comentários:

Enviar um comentário