domingo, 22 de fevereiro de 2015

Os primeiros acordes de Primavera




Nem de longe nem de perto o nosso Inverno atinge o rigor do que a costa leste dos Estados Unidos tem experimentado estes dias, mas ainda assim ninguém pode dizer que esteja a ser um Inverno suave. 

A boa notícia é que falta menos de um mês para a chegada da Primavera. E a a prova de como é certa a sua chegada são os seus sinais que estão já um pouco por todo o lado. A Natureza, como que para nos descansar, vai encarregando algumas espécies de começarem a  florir "antes" de tempo, como é o caso do alecrim, das alfavacas-do-monte ou de algumas orquídeas silvestres.

Utilizando uma metáfora, são como que os primeiros acordes da  grande sinfonia que ouviremos lá para Abril e Maio. Porém, até lá,  há ensaios parciais que podemos ir ouvindo e que, por si só, justificam plenamente a compra de bilhete . Um desses ensaios é o dos campos cobertos das flores brancas das margaças. 

Há quem também lhes chame de margaridas, malmequeres ou de falsa-camomila, dadas as suas parecenças com a verdadeira camomila (Porém neste caso pouco importa o nome, até porque são várias as "margaridas" que temos e é muito fácil incorrer em erro. Na foto acima o mais provável é que se trate da espécie Chamaemelum fuscatum,  tmas também é possível que se trate da Anthemis arvensis. Neste artigo, a Fernanda nascimento dá pistas para a correcta identificação das duas espécies.

De qualquer das formas e para quem começa agora a interessar-se pelo tema bastará, além do mais importante que é admirar os campos que for encontrando, reter que é uma das muitas espécies  da família das compostas ou Asteraceae - uma das maiores famílias de plantas e que no mundo tem cerca de 23 000 espécies distribuidas por 1500 géneros diferentes. Destes, ocorrem em Portugal 116 como poderão explorar no portal Flora-on.


Sem comentários:

Enviar um comentário