segunda-feira, 18 de abril de 2016

Sabugueiro


Num ano em que a Primavera  se apresenta mais envergonhada, com  semanas anormalmente chuvosas e aparentemente mais frias que o habitual, recomenda-se apenas uma dose de paciência adicional e uma atenção redobrada a alguns detalhes. há-os por todo o lado a assegurar que é mesmo uma questão de dias até que a explosão de calor, sol e humidade se instalem por todo o lado.

Um desse detalhes que já se pode ver por todo o lado é o das umbelas floridas dos sabugueiros, a cobrirem de branco imaculado margens de rios e ribeiras. A desculpa perfeita portanto para divulgar uma espécie quase desconhecida da maioria de nós mas sobre a qual já quase todos ouvimos alguma coisa.

Considerada desde há milénios como uma poderosíssima planta mágica, todas as suas partes podem ser utilizadas, como é o caso das suas flores que depois de secas e em infusão são indicada para o tratamento de gripes e constipações.

Mas há quem faça champanhe de flor de Sabugueiro e aqueles que preferem antes esperar pelas bagas, algures para os meses de Julho e Agosto, para na cozinha as utilizarem em tartes, molhos e xaropes.

Porém e como referiamos AQUI, a utilização das bagas, sobretudo em sumos, deve ser feita com alguns cuidados dadas as suas características purgantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário