sexta-feira, 10 de março de 2017

Recapitulando: Porque é que as plantas são (mesmo) importantes!





Apesar de tecnicamente estarmos no Inverno, os dias primaveris que temos tido anunciam que a mudança de estação já está para breve. É possível que ainda tenhamos mais alguns dias de Inverno, provavelmente a entrarem pela Primavera adentro, mas o ritmo de translação do planeta a 30 Km por segundo é inexorável e a época de maior glória para a vida na nossa latitude estárá aí para ser usufruída nos próximos meses!

Este é pois um bom momento par voltar a partilhar um pequeno video que publicámos AQUI pela primeira vez há dois anos. Está em inglês, mas para quem não estiver à vontade também não será difícil perceber o seu sentido geral.

E o sentido é ajudar a compreender porque é que as plantas que nos rodeiam  são mesmo importantes para nós enquanto seres vivos habitantes deste planeta. É possível que para alguns gostar de árvores, plantas e flores seja um gosto quase bizarro e de reduzido interesse, chegando a desconfiar se tais "coisas" vegetais entram na categoria de seres vivos. 

Mas entram! E entram há pelo menos 3 600 milhões de anos que é a altura em que se estima ter começado a existir vida no nosso planeta.  Vida complexa que tem nos reinos das Plantas e dos Animais a sua expressão mais visível para nós. (Sendo certo que não a esgota, os 3 outros reinos são os dos Fungos; das Algas Unicelulares e o das Bactérias).

Para nós o interesse sobre a flora, apesar de circunscrito à flora silvestre de Portugal, é vasto. Mas a sua importância é evidentemente muito superior à que nos ocupa por muito que frequentemente nos dispersemos por um sem número de vertentes.

Além de nos proporcionarem a nós humanos um sem número de utilidades, são as plantas que estão na base da vida complexa que observamos. Presenteiam-nos com beleza inexcedível e produzem o oxigénio que respiramos. Mas mais do que isso, dos princípios activos para medicamentos, da madeira e até dos combustíveis fosseis,  são a tecnologia mais sofisticada que alguma vez poderemos desejar possuir para processar e transformar a energia do sol em infindáveis formas de energia aptas a animar de vida milhões de espécies animais. São as plantas que estão na base de todos os ecossistemas de vida.

E só isto, sendo que isto é tudo!, era suficiente para nos maravilharmos com a extrema sorte que temos em partilhar este planeta com as tantas formas de vida que nos Reinos das Plantas e dos Animais nele evoluíram até à forma actual!

A todos os que, incríveis reconfigurações de poeira estelar animada de vida, chegaram até estas linhas, os nossos votos de uma magnifica Primavera!

Sem comentários:

Enviar um comentário