segunda-feira, 10 de abril de 2017

Sugestões de Jardinagem III


Se na nossa última sugestão enaltecíamos a sobriedade da floração do Adernos-de-folhas-estreitas e dos Sanguinhos das sebes, contrapomos hoje duas outras espécies, essenciais a ter em qualquer jardim que privilegie a flora nativa, que primam pela generosa e longa floração.

Os Folhados (Viburnum tinus) e os Pilriteiros, ou espinheiros (Crataegus monogyna) são espécies perfeitamente adaptadas a todo o nosso território nacional e não necessitam de qualquer cuidado especial. Claro que não dizem que não a solos mais frescos, mas mesmo em solos secos e nos Verões mais rigorosos são perfeitamente capazes de sobreviver.

Como características principais salientamos a demorada floração dos Folhados - praticamente desde meados de Janeiro até ao fim de Abril - e menos demorada mas mais intensa floração dos Pilriteiros durante o mês de Abril e que faz desta árvore média rivalizar com as árvores geralmente utilizadas para esse fim como as cerejeiras ou as ameixoeiras utilizados em jardinagem.

Porém a sua segunda época de glória, no Outono, não fica nada atrás da primeira. Uma abundante floração significa regra geral uma generosa produção de frutos e é isso que estas espécies oferecem á auvifauna que se quiser abeirar do jardim, como referíamos AQUI há 3 anos e meio. Além de  que são inequivocamente estéticos - um Pilriteiro, já despido de folhagem, e carregado de frutos vermelhos é um postal de Natal em qualquer parte do nosso país, e o azul-metálico das bagas dos folhados não o são menos.

Por fim e para dissipar as dúvidas aos que apenas vão lá pelo estômago, um argumento final: Os frutos do Pilriteiro, possuem uma polpa comestível que há 2000 anos os romanos já transformavam em marmeladas! São pois qualidades a mais para que ainda seja uma espécie mal-amada dos nossos campos onde para muitos não passa ainda de uma desprezível espinheira, numa miopia nada fácil de explicar!

1 comentário:

  1. Quer os viburnos (popularmente tb chamados de Pascoinhas, por florescerem pela Páscoa) quer os pilriteiros são plantas muito robustas e que enriquecem qualquer jardim. Depois da floração, as suas bagas continuam a dar um toque especial ao espaço onde estão.

    ResponderEliminar